
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Amor...

quarta-feira, 7 de julho de 2010
São João de Irecê
O Arraiá das Caraíbas 2010 teve como tema central “Bola na Rede e Pé no Forró”, envolvendo o São João com a Copa do Mundo. Além da grande festa, que ocorrereu entre os dias 23 e 27 de junho, existiu também um grande projeto coordenado pelo Departamento de Cultura para resgatar as tradições juninas com o fortalecimento do São João nos Bairros, incentivo à culinária junina e uma programação voltada ao forró tradicional.
O Secretário Pascoal Martins anunciou algumas atrações para o Arraiá das Caraíbas, lembrando que ainda existe negociação com algumas bandas de renome nacional que foram inseridas na grade, além de um grande número de artistas regionais que se apresentaram nos festejos de bairros e povoados e na grande festa, na Praça Clériston Andrade.
Programação: Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Forrozão Tropykália, Forró Sacode, Del Feliz, Clã Brasil e Carlos Pitta.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Semana Santa

Ao longo da Idade Média, a Semana Santa foi acrescida de novos rituais. Um desses foi a cerimônia do Lava Pés que ocorre na quinta feira à tarde. É a teatralização de um acontecido durante a Ceia de Páscoa, que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos, uma experiência didático-pedagógica para aqueles que não tinham acesso aos escritos evangélicos. Por seu aspecto visual e dramático, adequou-se ao gosto popular e vem se tornando mais importante do que as reflexões que os cristãos devem fazer naquela ocasião.
No período medieval, surgiu um outro ritual, a espoliação do altar, ou seja, a retirada das toalhas e utensílios que foram utilizados, e as hóstias são transladadas para um altar lateral onde podem ser veneradas. Esse rito é uma alegoria do fato de que, na antigüidade, quando ainda não havia os templos, a cada celebração, eram postas antes e retiradas após a cerimônia, as toalhas sobre a mesa que servia como altar.
Um outro ritual, que também ocorre na Quinta-Feira de Endoenças, este pela manhã, é a Missa do Crisma, ou dos Santos Óleos, utilizada para representar a unidade do clero em torno do bispo local, ao mesmo tempo em que demonstra a sua catolicidade. Os ritos da Sexta-Feira da Paixão lembram a morte de Jesus Cristo. Nesse dia, não ocorre a celebração da missa, apenas são feitas leituras e a adoração do Santíssimo.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Carnaval de Salvador-Ba

O Carnaval de Salvador é a maior manifestação popular do Mundo. Onde bate recordes contando com cerca de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) de foliões em seis dias de festa, que festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).
Criado por Dodô e Osmar a famosa fobica, remodelação de um velho Ford Bigode 1929, tornou-se o primeiro trio elétrico. Totalmente mudado e pintado para a festa, a fobica virou o palco perfeito para à guitarra baiana. Esta invenção transformou o carnaval de rua de Salvador. Que hoje em dia é agitado por vários cantores famosos na Bahia. Os shows dados em cima do trio elétrico são gratuitos e passam pelas ruas dos bairros como Barra, Ondina e Campo Grande. Atraindo uma grande multidão de pessoas, tanto anônimas quanto outros artistas e personalidades.
No Estado da Bahia, o afoxé é formado principalmente por pessoas ligadas aos preceitos do candomblé. Tendo como a sua manifestação carnavalesca o resgate da herança cultura africana em seu ritmo, língua e vestimenta.